terça-feira, 19 de agosto de 2014

Esmeralda Ribeiro

ESMERALDA RIBEIRO


Esmeralda nasceu em São Paulo/SP, onde mora atualmente. É contista, ensaísta e jornalista, tendo publicado em várias antologias no Brasil e no exterior. Nos  anos 80, destacou-se como uma das poucas mulheres a integrar as discussões do I e do II Encontros de Poetas e Ficcionistas Negros Brasileiros: Também, já nessa década, preocupava-se com  o “papel da escola como instrumento de transmissão e de reforço às ideias e práticas racistas”, e defendia a inclusão nas escolas de ensino fundamental e médio de estudos sobre a cultura e a história afro-brasileiras, como forma de combater o branqueamento e estereótipos racistas. Coordena, com Márcio Barbosa, a série Cadernos negros, que já conta com trinta e seis volumes publicados.


Acerca da importância da literatura como instrumento de transformação, diz:
            “transformações ocorrem lentamente. Escrever é só um dos caminhos.  . [...] Está dentro da cultura afro promover não o conflito, mas a compreensão entre as gerações, o respeito aos mais velhos; também está dentro dessa cultura valer-se da expressão artística como  possibilidade de interação com o mundo e de transformação deste. Estão dentro dessa cultura as bases apara a construção  de um hoje e de um amanha mais solidários, mais cheios de beleza e harmonia! (Cadernos negros ,v. 36, 2013)

Dentre sua vasta produção, destacam-se:

Obra individual
Malungos e milongasSão Paulo: Edição da autora, 1988. (Contos)
Orukomi - meu nome. Ilustrações de Edmilson Quirino dos Reis. São Paulo:
Quilombhoje, 2007.

Não Ficção
Literatura infanto-juvenil. In: Reflexões sobre a literatura afro-brasileira. São Paulo: Quilombhoje, 1982; Conselho de Desenvolvimento e participação da Comunidade negra, 1985 (artigo). p. 25-29.
A Escritora negra e o seu ato de escrever participando. In Silva, Luiz (Cuti), Alves, Miriam; e Xavier, Arnaldo (orgs.) Criação crioula, nu elefante branco. São Paulo: Secretaria de Estado e Cultura, 1987 (Trabalho apresentado no I EncontroNacional de Poetas e Ficcionistas Negros Brasileiros). p. 59-65.
A obra de Carolina Maria de Jesus” In DUARTE, Constância, DUARTE, Eduardo e BEZERRA, Kátia (orgs.) Gênero e representação na literatura Brasileira, Col. Mulher & Literatura, Vol. 2. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
Gostando mais de nós mesmos. São Paulo: Ed. Gente, 1999. (Depoimentos)
A narrativa feminina publicada nos Cadernos Negros sai do quarto de despejo. In: DUARTE, Constância Lima et al. (orgs.) Gênero e representação na literatura brasileira. Vol. II. Belo Horizonte: UFMG, 2002, p. 229-233.
The afro-brasilian mind – a mente afro-brasileira: contemporary afro-brasilian literary and cultural criticism. (Co-organização, com Niyi Afolabi e Márcio Barbosa). Trenton-NJ / Asmara-Eritrea: África World Press, 2007.
Cadernos Negros - Black Notebooks: contemporary afro-brsilian literary movement. (Co-organização, com Niyi Afolabi e Márcio Barbosa). Trenton-NJ / Asmara-Eritrea: África World Press, 2007.
Cadernos Negros: três décadas. (Co-organização, com Márcio Barbosa). São Paulo: Quilo0mbhoje / SEPPIR, 2008.
Women righting – mulheres escre-vendo: afro-brazilian women’s short fiction(Edited by Miriam Alves e Maria Helena Lima. Bilingual edition). London: Mango Publishing, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário